Liderança Religiosa – Raidalva Silva Souza dos Santos.
Profissão – professora aposentada, nasceu na cidade Salvador/BA. Reside na cidade de Salvador, mas está domiciliada no Ilê Axé Oyá Tolá em Passagem dos Teixeiras, distrito de Candeias/BA, tem 76 anos de idade e 70 anos de iniciada pelo Babalorixá Raimundo da Cruz do Ilê Axé Babá Olufandey, localizado à
época no bairro dos Pernambés - Salvador/BA.
O Babalorixá Raimundo Nonato (Pai Raimundo) do Ilê Axé Babá Olufandey, foi iniciado por Sinhá Rita, no Caminho de Dentro, conhecido à época como Vila América, atualmente situado na Vasco da Gama, Salvador-BA, por volta da década entre 1930, permanecendo neste terreiro até 1954.
A Amizade e o respeito entre Babalorixá Raimundo e Iya Laxé Hilda Pinto, que foi iniciada por Maria Neném, eram muito fortes, pois no Caminho de Dentro quando as chuvas de inverno começavam, alagava tudo e era uma agonia para recuperar os pertences, móveis, objetos sagrados, que eram levados pelas águas das fortes chuvas. Foi então, que a Iyalaxé Hilda Pinto, vendo aquela situação, vendeu uma parte do seu terreno ao Babalorixá Raimundo Nonato, para a construção em 1954 do Ilê Axé Babá Olufandey, pois a mesma, possuía uma vasta extensão de terras de sua propriedade.
A iniciação da Iyalorixá Raidalva Santos se deu em 1950, aos 07 anos de idade e sua irmã de santo Deijaneira Lopes Montenegro(in memoriam), foi iniciada por volta de 1954, no Ilê Axé Babá Olufandey, com o passar do tempo, juntas foram consolidando o espaço sagrado do Ilê Axé Oyá Tolá, por volta da década de 1970, pois uma grande amiga em comum chamada Donata (in memoriam), sempre nas conversas falava de sua comunidade em Passagem dos Teixeiras, foi quando decidiram vir conhecer a localidade. A partir de então, a Sra. Deijaneira Montenegro comprou o Terreno onde se originou o Ilê Axé Oyá Tolá, tempos depois a Sra. Raidalva comprou outra parte do terreno próximo, ampliando a extensão do território sagrado, pois nesta época já tinham cumprido as suas obrigações religiosas já eram Egbomis.
Passaram-se os anos e após o falecimento do Babalorixá Raimundo da Cruz, em 02/12/1991, as irmãs juntas iniciaram as atividades religiosas no Ilê Axé Oyá Tolá. Após o falecimento de Deijanira Lopes Montenegro em 18/09/1998, a Sra. Raidalva Silva Souza dos Santos, assumiu a liderança do Ilê Axé Oyá Tolá. Importante ressaltar a hierarquia dentro do Terreiro de Candomblé é fundamental para a sua existência, pois os cargos na hierarquia contribui para que a liderança religiosa, possa realizar suas atividades de maneira harmoniosa, com diálogo e divisão das tarefas que cada pessoa que ocupa o cargo poderá exercer, princípio dinâmico para fortalecer o nosso axé.