O Ilê Axé Oyá Tolá, está localizado no Distrito de Passagem dos Teixeiras – Candeias/BA, acesso pela BR 324, sentido Salvador / Feira de Santana, entrada pelo KM 599. Distante da cidade de Salvador-Ba a aproximadamente 35 Km
A história do supracitado Terreiro inicia por volta da década de 1960, quando a saudosa Iyá Deijanira Montenegro, a Ìyá-laṣè do Ilê Axé Babá Olufandeí, comprou parte do Terreno onde está localizado atualmente o Ilê Axé Oyá Tolá, pois na época da compra, o local era apenas um sítio com muita área verde pés de laranja e cana, e as visitas eram acompanhadas quase sempre dos filhos e netos.
Após alguns anos, as irmãs de Santo Deijanira Montenegro e Raidalva Santos levaram o Babalorixá delas, Raimundo Nonato da Cruz para conhecer a localidade, por meio de uma grande amiga em comum, a saudosa Dona Donata, moradora da comunidade e era uma grande liderança local.
A partir deste dia, as energias dos Orixás definiram que ali, seria fundado o Ilê Axé Oyá Tolá, por volta da década de 1980.
O Babaloriṣá Raimundo Nonato (Pai Raimundo) do Ilê Axé Babá Olufandeí, foi iniciado por Sinhá Rita, no Caminho de Dentro, conhecido à época como Vila América, atualmente situado na Vasco da Gama, Salvador-BA, por volta da década entre 1930, permanecendo neste terreiro até 1954.
A Amizade e o respeito entre Babalorixá Raimundo e a Ìyá-laṣè Hilda Pinto, que foi iniciada por Maria Neném, eram muito fortes, pois no Caminho de Dentro quando as chuvas de inverno começavam, alagava tudo e era uma agonia para recuperar os pertences, móveis, objetos sagrados, que eram levados pelas águas das fortes chuvas. Foi então, que a Ìyá-laṣè Hilda Pinto, vendo aquela situação, vendeu uma parte do seu terreno ao Babalorixá Raimundo Nonato, para a construção em 1954 do Ilê Axé Babá Olufandeí no bairro do Pernambués, permanecendo até a década de 1990, pois após o falecimento do Pai Raimundo de Oxalá, os familiares não permitiram a continuidade do Terreiro. A partir deste momento as irmãs de Santos Deijanira Montenegro e Raidalva Santos, iniciaram uma nova história de herança e ancestralidade no Ilê Axé Oyá Tolá.
A partir da fundação do Ilê Axé Oyá Tolá presença das irmãs de Santo Raidalva Santos e Deijanira Montenegro se intensificaram e alguns anos se passaram por volta entre as décadas de 1980 e 1990 a extensão territorial do Ilê Axé Oyá Tolá com a compra de outra parte do terreno pela Iyá Raidalva Santos, pois necessitava de expandir o território sagrado e as obras iniciaram para a construção dos espaços físicos, barracão, casa dos santos, etc., em meio a preservação da Mata Atlântica, as plantas e ervas medicinais, um lugar de renovação de energia com a presença constante das forças da natureza que são essências para os orixás.
No ano de 1991, o Babalorixá Raimundo Nonato faleceu, momento de muita dor e tristeza para as irmãs Raidalva Santos e Deijanira, pois a família biológica de Pai Raimundo, não quis dar continuidade ao Ilê Axé Babá Olufandeí no Bairro dos Pernanbués – Salvador-BA.
Sendo assim, iniciou-se um novo ciclo no Ilê Axé Oyá Tolá, dando continuidade à tradição e o aprendizado do Ilê Axé Babá Olufandeí, formando uma nova família de Axé.
No ano de 1998, faleceu a Iyá Dejanira Montenegro, outro momento de dor e tristeza, e deixou um legado de continuidade para os filhos e netos. Sua irmã Raidalva Santos assume a liderança do Ilê Axé Oyá Tolá, que era compartilhada, continuando a preservação dos ensinamentos em conformidade com o seu aprendizado de axé e a tradição.
Portanto, a família do Ilê Axé Oyá Tolá, continua crescendo se fortalecendo com filhas/os/, pais e mães em diversos lugares espalhados, pela Bahia, Brasil e o Mundo.
O Ilê Axé Oyá Tolá, possuiu aproximadamente 14.000m2, e tem possibilidade de desenvolver empreendedorismo voltados aos Povos de Terreiros:
-
Criação de animais de pequeno porte (bode, cabra, galo, galinha, conquém, pato, etc;
-
Construção de horta, para consumo interno e produção para comercialização;
-
Cultivo de plantas e ervas medicinais;
-
Confecção de indumentárias de orixás;
-
Confecção de roupas de axé;
-
Artesanato com missangas, cabaças, coité, etc.
O Ilê AxéOyá Tolá, participa do Programa de Turismo da Bahia de Todos os Santos - PRODETUR, pois já existe um roteiro definido de visitação e acolhimento para as/os turistas que quiserem conhecer o nosso Espaço Sagrado.
A nação é Ketu.
Orixás regentes: Obaluaiyê e Oyá.
Alguns Espaços do Território Sagrado do Ilê Axé Oyá Tolá